Corte
Cartão PraTi será bloqueado para estudantes
Alunos terão o Cartão Estudante bloqueado a partir de sábado (31).
O cartão PraTi está em seu primeiro ano de funcionamento em Pelotas, através do Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP). Em período de adaptação com esse o modelo tarifário, alunos terão o Cartão Estudante bloqueado a partir de sábado (31).
Enoc Guimarães, representante do CTCP, confirmou que os bloqueios ocorrerão de forma automática, já que o sistema funciona de acordo com os calendários oficiais das instituições de ensino. Da mesma maneira que os cartões serão bloqueados, deverão ser liberados para estudantes que ainda estão em período letivo.
Os alunos poderão usar as tarifas relacionadas ao fim do ano letivo de 2016, quando os calendários das suas escolas retomarem as aulas pendentes. “O sistema funciona de acordo com os calendários repassados pelas instituições”, esclarece Guimarães.
Com as manifestações que ocorreram em diversas redes de ensino de todo o país, alguns semestres letivos sofreram modificações.
alunos com aulas no verão
O calendário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por exemplo, retomará as atividades relativas ao último semestre de 2016 no dia 6 de fevereiro de 2017. Quem precisa recuperar essas últimas seis semanas terá o Cartão Estudante desbloqueado automaticamente.
O mesmo ocorrerá no ensino municipal. Um exemplo é o calendário do Colégio Municipal Pelotense, que terminará as pendências de 2016 apenas no dia 13 de janeiro. Nesse caso, onde a instituição não contará com recesso, o cartão será desbloqueado automaticamente já no primeiro dia de 2017.
Essa deve ser a mesma situação do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) que terá o fim do seu último período letivo de 2016 apenas em 20 de março.
O único entrave em relação aos calendários ocorre com as escolas da rede estadual de ensino. O CTCP ainda não recebeu os calendários oficiais das escolas estaduais.
Cartão único
Para 2017, Enoc Guimarães garantiu que o aluno não deverá trocar o cartão físico.
“É importante destacar que o cartão (PraTi) segue o mesmo. Não haverá mudança. No próximo ano o aluno usará o mesmo cartão e apenas apresentará o atestado de matrícula para continuar usando o serviço”, explica.
O Cartão Estudante é adotado por cerca de 15 mil usuários em toda a cidade. É através dele que os alunos utilizam o benefício de desconto de 60% em relação ao valor da tarifa comum. Além do atestado de matrícula, os estudantes devem levar também o documento de identidade para reativar o cartão que é pessoal e intransferível.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário